//Património jurássico do Oeste candidata-se à UNESCO

Património jurássico do Oeste candidata-se à UNESCO

A região Oeste pretende ser considerada Geoparque da UNESCO e o município da Lourinhã decidiu encabeçar essa candidatura, baseada no valioso património geológico e paleontológico da região, onde existe um espólio com mais de 150 milhões de anos materializado em fósseis de muitos animais, nomeadamente dinossauros.

Nesta iniciativa, o município da Lourinhã pretende avançar com uma candidatura em conjunto com os municípios de Torres Vedras, Peniche, Óbidos e Bombarral, autarquias da mesma região.

Investigadores da Universidade Nova de Lisboa descobriram que boa parte da região Oeste é uma das zonas mais ricas do mundo com achados fósseis do Jurássico Superior, onde foram descobertas 200 novas espécies de vários animais, entre os quais dinossauros. Também as falésias calcárias da costa de Peniche, do Jurássico, apresentam relevância internacional, sendo de realçar a ‘Ponta do Trovão’, classificada como geomonumento por ser característica do período Toarciano (183 milhões de anos) e por ali existirem fósseis marinhos.

Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche dividem entre si o território do Planalto das Cesaredas, espaço que há 170 a 150 milhões de anos estava submerso pelo mar e onde hoje predominam formações rochosas em calcário do período Jurássico, com 150 milhões de anos.

Nesses locais já foram descobertas 15 novas espécies animais fósseis das 170 ali encontradas, na sua maioria invertebrados marinhos como corais, bivalves ou amonites (parentes das lulas e dos chocos), mas também peixes e ancestrais de crocodilos, que coabitavam com os dinossauros.

O Planalto possui também interesse arqueológico, tendo em conta os vestígios da ocupação humana durante toda a Pré-História, com necrópoles, alguns povoados, como o Castro da Columbeira, e grutas classificadas como sítios arqueológicos do Paleolítico e do Neolítico (de há 12 mil anos).

A candidatura deverá ser apresentada à UNESCO dentro de três ou quatro anos.